Inicio / Teologia Cristã / Um terço do que Jesus ensinou está em suas parábolas

Um terço do que Jesus ensinou está em suas parábolas

Um terço do que Jesus ensinou está em suas parábolas, por tal motivo é necessário dar uma atenção especial a elas. O termo parábola aparece exatamente cinquenta vezes no Novo Testamento, não existem necessariamente cinquenta parábolas, o termo aparece em sentido lato ou amplo e muitas parábolas de Jesus não aparecem identificadas como “parábolas”, elas fazem comparação entre dois planos, (o Reino de Deus é semelhante a…) – que é mencionado algumas vezes no NT – trazendo uma história com caráter fictício que é narrado em tempo passado. Pode se perceber que parábolas são histórias dentro de histórias, ou seja, narrativas menores dentro de narrativas maiores.

As parábolas são retóricas e visam à transformação do pensamento e da vontade do ouvinte. Muitas das parábolas de Jesus foram contadas a pessoas com ponto de vista diferente do dEle.

PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Lucas 10:25-35.

Antes de iniciar a parábola havia uma discussão sobre quem seria o próximo, assim Jesus inicia o seu diálogo apresentando a famosa representação do Bom Samaritano que visa explicar a prática de amor ao próximo. 

Sobre Adilia Mical

Adilia Mical é Bacharel em Teologia pela Faculdade Messiânica e graduada em Multimeios Didáticos e idealizadora do Ateliê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *