Inicio / Teologia Cristã / Terá acabado a Teologia da Libertação? Uma Reflexão

Terá acabado a Teologia da Libertação? Uma Reflexão

A Teologia da Libertação é um movimento neutro e apartidário que abrange diversas correntes de reflexões, explanando os princípios de Jesus Cristo como libertadores de injustas condições sociais, políticas e econômicas. Haverá esse movimento chegado ao seu fim? Muitos estudiosos acreditam que sim, mas será que um movimento onde alcançou distintas gerações e motivou grandes lutas por liberdade e igualdade tenha enfim chegado ao seu desenlace? 

Considerar a população pobre como prioridade, ou apoiar lutas raciais foram um marco da Teologia da Libertação, como levar os cristãos a uma reflexão “na face sofrida dos pobres, a face do Senhor” (2016. Pág. 217). Em suma, o Cristianismo da Libertação formou a cultura religiosa e política de diversas gerações de militantes cristãos e que hoje tem a sua própria dinâmica, onde todos devem ter um compromisso com a justiça social e igualdade.  

A sociedade mudou, com ela os pensamentos e atitudes das pessoas também, hoje em dia a Teologia da Libertação tem seu lugar diminuído, justamente pelo fato que é difícil manter um movimento com princípios e valores cristãos ativo em uma sociedade que se declara laica onde existem movimentos sociais contra a ideologia cristã e expõe o passado da Igreja Católica e suas ideologias atuais como o feminismo por exemplo.  

É difícil afirmar que a Teologia da Libertação tenha chegado ao fim, seu marco é muito significativo principalmente os frutos que ela trouxe para a sociedade, como o ilustre Martin Luther King onde fora um pastor e ativista político, sua luta trouxe uma nova visão para o mundo, a luta por igualdade entre raças e direitos civis. Ao mesmo tempo que existem movimentos sociais não ligados a religião ou desprezando a mesma, a força como a politica hoje atua levantando a bandeira da religião é muito grande. A Teologia da Libertação não terá seu fim tão cedo, sua marca é muito grande para ser apagada assim tão espontaneamente.  

 

 

 

 

 

 

Referências Bibliográficas:

Löwy, Michael. O que é Cristianismo da Libertação : religião e política na América Latina / Michael Löwy. – 2. ed. – São Paulo : Editora Fundação Perseu Abramo : Expressão Popular, 2016. 256 p.

Sobre Adilia Mical

Adilia Mical é Bacharel em Teologia pela Faculdade Messiânica e graduada em Multimeios Didáticos e idealizadora do Ateliê.

Confira também

“Não cai uma folha da árvore sem que Deus saiba” não é uma frase bíblica

A frase: “Não cai uma folha da árvore sem que Deus saiba” é muito conhecida, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *