Inicio / Filosofia / Paul Tillitch – Problemas espirituais de reconstrução depois da guerra

Paul Tillitch – Problemas espirituais de reconstrução depois da guerra

A guerra mundial é um elemento da revolução universal, a mesma moldou a sociedade atual e como a mesma atua, como a sociedade espiritual se reconstruiu após esse período? Paul Tillich em sua obra  apresenta uma reconstrução espiritual pós-guerra.

A desintegração espiritual e a perda da personalidade atual iniciaram com a filosofia naturalista da sociedade burguesa e está ligada a perda da comunidade e quando se perde a mesma, basicamente se perdeu o sentido profundo da vida, pois as inseguranças diante desse cenário produziram sentimentos negativos.

Tillich diz que o espirito se manifesta em diversas formas de vida e que a vida espiritual oscila em: vida religiosa fanática e poderes sendo que sua explicação não se torna possível mediante a razão humana, assim  na Europa ocidental e na América, os jovens ficaram impressionados e perturbados pelo niilismo (uma corrente filosófica que acredita no vazio, onde não existe nenhuma fundamentação metafísica para a existência humana, ou seja, não existem verdades absolutas que embasam as tradições) devido ao seu contexto complexo e um pouco fora da realidade atual.

De certo modo as igrejas em geral não representam um número grande perante a nossa cultura, são um pequeno número no setor da nossa civilização, porém a mesma tem um papel importante nessa reconstrução, pois existe a necessidade da proteção em relação a criatividade espiritual, contra os empecilhos políticos, a religião se torna importante quando existe uma reconstrução espiritual.

A política da soberania popular depois da guerra poderá ser proteção a grupos espirituais em aversão a repressões políticas e econômicas, se houver falha durante esse processo, não haverá nenhuma reconstrução espiritual.

 

 

 

 

 

Referências Bibliográficas:

Paul Tillitch. A era protestante. pp. 275-285: Problemas espirituais de reconstrução depois da guerra.

Sobre Adilia Mical

Adilia Mical é Bacharel em Teologia pela Faculdade Messiânica e graduada em Multimeios Didáticos e idealizadora do Ateliê.

Confira também

A reconstrução social e espiritual no pós-guerra na visão de Meishu-Sama seguindo o conceito de Paul Tillich

A segunda guerra mundial foi um elemento da revolução mundial, a mesma moldou a sociedade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *