Inicio / Teologia Geral / O Islamismo como ideologia política de caráter secular

O Islamismo como ideologia política de caráter secular

Podemos iniciar ressaltando três formas distintas do islamismo, uma com caráter mais político, outra voltada para a missão e menos secular, e uma terceira que tem um discurso mais violento – os extremistas. A religião é antiga e tem se desenvolvido gradativamente, que para os fiéis é um ponto positivo, porém para outras pessoas pode ser considerado um perigo devido algumas vertentes terem discursos de ódio.

No islamismo procura-se a moldagem de todos os campos da vida coletiva, aceitam somente a lei divida e não tolera outras de origem humana, além disso, não encaram o Islã como uma simples religião, mas como ideologia política que afeiçoam as diversas esferas da sociedade e procura trazer as pessoas uma transformação sociocultural. Seguir o Islã está além da crença de um único Deus criador, mas se adequar aos diversos moldes que a mesma oferece. Alguns estudiosos afirmam que o Islã pode ser encarado como uma ideologia conservadora, devido ao seu discurso unilateral.

Como exposto, somente pelo fato do Islã apresentar um discurso que nada além das escrituras pode ser tolerado, principalmente leis humanas, demonstra o quão essa religião tem uma característica única. Um estado secular tem um posicionamento político imparcial à religião, não apoiando e nem se opondo a nenhuma, de fato viver debaixo desse tipo de crença – que a propósito pode não ser totalmente negativo – faz com que esse povo seja isolado com atitudes anômalos, vale ressaltar que não necessariamente é a visão de todos os islâmicos, afinal pequenos grupos existentes não podem de forma alguma moldar toda uma sociedade ou religião. 

Sobre Adilia Mical

Adilia Mical é Bacharel em Teologia pela Faculdade Messiânica e graduada em Multimeios Didáticos e idealizadora do Ateliê.

Confira também

A reconstrução social e espiritual no pós-guerra na visão de Meishu-Sama seguindo o conceito de Paul Tillich

A segunda guerra mundial foi um elemento da revolução mundial, a mesma moldou a sociedade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *